A justificativa do projeto (PL 2.136/20), por motivos de segurança, as políticas de visita a pacientes internados diagnosticados com o novo coronavírus são bastante restritivas, algo que acaba causando bastante angústia tanto em quem está doente, quanto em seus respectivos familiares.
A proposta prevê a visita virtual, ao permitir a interação de paciente com os familiares por meio remotos, assegura medidas para evitar possíveis contaminações.
“Observe-se que não se está questionando as políticas restritivas de visita em caso de pacientes diagnosticados com COVID-19, mas tão somente tentando buscar uma alternativa viável para que o enfermo não fique tanto tempo sem ter contato com seus familiares.”
Outro projeto é o PL 2.121/20, que visa assegurar que hospitais públicos, privados e de campanha mantenham um canal de comunicação eficiente com os familiares e pessoas próximas ao paciente durante o período de internação por suspeita ou diagnóstico de covid-19.
Assim, seria estabelecido o envio de informações sobre o paciente, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados por meio de telegrama, telefonema, mensagem eletrônica ou portal na internet, aos familiares.
A troca de informações entre profissionais de saúde e familiares do paciente é ainda mais importante ao considerar que o paciente não pode cuidar de si mesmo e possui uma comorbidade, tornando sua saúde ainda mais debilitada.
Comentarios
0 comentarios