Uma das palavras mais buscadas na internet desde 2021 – quando Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook passaria a se chamar Meta, o termo metaverso significa um universo virtual 3D completo, em que podemos ser, fazer e construir o que quisermos. Mais “real” do que nunca, esse universo virtual ultrapassou a área dos games e tem chamado a atenção de grandes empresas, lojas de departamentos, marcas de moda e até venda de terrenos na forma de NFT — um tipo de certificado digital de propriedade, com transações acontecendo na casa dos milhões de dólares.
Junto com os negócios e as interações cada vez mais frequentes no metaverso, surgem também diversas implicações sociais, econômicas, legais e regulatórias. Para discutir esse assunto no âmbito jurídico, a FACAMP promove, no próximo dia 25 de maio, o ciclo de debates online com o tema “Avatar jurídico. O direito no Metaverso”, que reunirá grandes nomes do Direito e da Tecnologia, com transmissão ao vivo pelo Youtube e aberto para o público em geral.
“O objetivo é trazer os conceitos de tecnologia e as tendências do mercado para o debate com os profissionais e estudantes. Vamos passar por temas desde o desenvolvimento de algoritmos usados em decisões judiciais, além do direito à desconexão e crimes cibernéticos”, conta José Carlos Ferreira Júnior, professor dos cursos de Direito e Engenharias da FACAMP e idealizador do evento. “Vamos falar também sobre a implicância do metaverso e do avatar nas decisões jurídicas, além de explicar para o público em geral os conceitos básicos de inteligência artificial”, completa o professor.
Serão oito palestras ao longo do dia, com professores da FACAMP e convidados de outras universidades, além de pesquisadores, profissionais de tecnologia, advogados, desembargador, promotor de justiça e perito judicial.
Sobre o Evento
“Avatar jurídico. O direito no Metaverso”
Data: 25/05/2022 — quarta-feira
Horário: 08h às 17h15
Local: Canal FACAMP
Aberto ao público
Programação:
08h10 — 08h55 — Inteligência Artificial
Palestrante: Marcelo Jose Hernandes de Abreu de Oliveira, engenheiro da Venturus
09h00 — 09h45 — Metaverso
Palestrante: Marcelo Jose Hernandes de Abreu de Oliveira, engenheiro da Venturus
INTERVALO
10h00 — 10h45 – Desenvolvimento de algoritmos em IA para o Direito
Palestrante: Alexandre Zavaglia Pereira Coelho, diretor de Inovação da New Law School, coordenador executivo do grupo de pesquisa de Governança de Dados e Regulação de IA do CEPI — FGV Direito SP, presidente da Comissão de Direito, Inovação e Tecnologia do IASP e membro do GT do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Professor da pós-graduação internacional em Inteligência Artificial, da Universidade de Lisboa.
10h50 — 11h35 — Avatar
Palestrante: Carlos Caetano de Almeida, professor universitário FACAMP e FMPFM, perito judicial no Tribunal Regional do Trabalho e pesquisador na UNICAMP/FEAGRI, UNICAMP/FEM/LAIR
ALMOÇO
13h40 — 14h25 – IA no Direito
Palestrante: Daniel F. Nagao Menezes, professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie
14h30 — 15h15 – Uso de IA em processos / julgamentos
Palestrante: Lucas Naif Caluri, da Zanella, Naif e Lima Advogados Associados e professor do curso de Direito da FACAMP
INTERVALO
15h30 — 16h15 – Direito à desconexão
Palestrante: Jorge Luiz Souto Maior, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, de Campinas-SP
16h20 — 17h15 – Crimes cibernéticos
Palestrante: José Eduardo de Souza Pimentel, promotor de justiça do Estado de São Paulo
Sobre a FACAMP – Faculdades de Campinas
Fundada em 1999 pelo empresário Eduardo da Rocha Azevedo, ex-presidente da BOVESPA e da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), e pelos professores João Manuel Cardoso de Mello, Luiz Gonzaga Belluzzo e Liana Aureliano, economistas brasileiros reconhecidos e, também, criadores da UNICAMP.
Desde então, a FACAMP se estabeleceu como uma das principais faculdades de formação de executivos do Brasil. Já formou mais de 5 mil alunos, sendo que mais de 97% deles estão empregados em grandes empresas do Brasil e do mundo, ou comandam seus próprios negócios.
Além dos cursos de graduação, a instituição oferece também programas de pós-graduação lato sensu e educação executiva internacional, em parceria com diversas universidades nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania.
Comentarios
0 comentarios