no ,

Pensão para crianças afetadas pelo Zika vírus

Comissão aprova uma pensão vitalícia para crianças afetadas pelo Zika vírus

Crianças com síndrome decorrente do Zika vírus serão beneficiadas pela aprovação do parecer sobre a MP 894/19, que institui o pagamento de pensão mensal vitalícia, no valor de um salário mínimo. A epidemia de Zika vírus atingiu o Brasil com grande intensidade a partir de 2015.

O relator, senador Izalci Lucas (PSDB-DF) informou que foram apresentadas 144 emendas. Algumas sugestões foram aceitas parcialmente e apenas uma foi acatada de forma integral — para que seja trocada a expressão “crianças com microcefalia decorrente do Zika vírus” por “crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus”. Essa mudança, segundo o relator, pode dobrar o número de beneficiados.o O benefício vai alcançar as crianças afetadas nascidas até o final deste ano. No texto original da MP, o benefício seria apenas para crianças beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) nascidas entre 1° de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2018. Izalci registrou que, conforme passaram a ser noticiados os casos de complicações congênitas associadas a doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, “instalou-se verdadeiro pânico entre muitas famílias que esperavam ou acabavam de ter bebês”.

O objetivo da proposta é proteger as crianças que tiveram seu desenvolvimento comprometido pelas sequelas da microcefalia. O texto prevê que a licença-maternidade para as mães de crianças com sequelas será de 180 dias. Será feito um exame pericial para comprovar a relação entre a contaminação pelo vírus e a malformação.

O senador Izalci Lucas também fez referência a “milhares de famílias atingidas muito duramente pelas sequelas do Zika vírus”. Ele disse que a MP tem o mérito de reconhecer que a rotina de luta por atendimento, medicamentos, alimentos, estimulação, alento e pelo mínimo reconhecimento da responsabilidade estatal consome a vida das famílias que ainda têm que lidar com a burocracia, o preconceito e barreiras diversas à inclusão digna de seus filhos na sociedade.

A matéria será enviada para o Plenário da Câmara e posteriormente para o do Senado.

Fonte: Agência Senado

 

Escrito por Redação

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregamento

0

Comentarios

0 comentarios

Medida Provisória (MP) 908/2019 – MP garante auxílio a pescadores

Baile Funk – Ações da Polícia no Paraisópolis geraram excesso ?