O uso de novas tecnologias para ajudar o trabalho do advogado estava ganhando espaço antes da pandemia e deve se intensificar com a aumento do home office e digitalização da rotina por conta do isolamento. Com a necessidade urgente de usar ferramentas tecnológicas durante a quarentena para o trabalho, como teleconferências, tudo indica que o tradicional mundo do direito irá apostar ainda mais nos recursos criados pelas lawtechs e legaltechs. Segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), o número de empresas do segmento cresceu cerca de 300% desde 2017 e já conta com mais de 150 startups do setor.
Aplicações
Lawtechs são empresas que criam soluções tecnológicas para questões do mundo jurídico. São usadas principalmente para agilizar a parte burocrática do trabalho, acelerando e melhorando muitos segmentos do direito, como análises de petições e cálculos. Um trabalho que levaria horas por uma pessoa pode ser feito em segundos pelo sistema. As aplicações são muitas, desde processamento de dados, estatísticas, cálculos, automatização de processos, consultas, entre outros.
Casos Reais
É o caso da Previdenciarista (https://previdenciarista.com/
Redução de custos
Além de mais de 2 mil modelos de petições de casos reais, que servem como base para os advogados previdenciários, a plataforma disponibiliza uma ferramenta que calcula os benefícios previdenciários dos seus clientes – em minutos. “A palavra do momento é redução, de custos, de burocracias, para que o advogado possa levar seu escritório para qualquer lugar. As lawtechs serão as protagonistas neste processo”, explica Renan.
Comentarios
0 comentarios